O que você precisa saber sobre a vacina bivalente contra a COVID-19

Abordarei aqui nesse artigo:

  1. o que é a vacina bivalente da Covid-19
  2. como a vacina bivalente funciona,
  3. qual a eficácia da vacina bivalente contra a Covid19,
  4. quem pode receber a vacina bivalente,
  5. quais os efeitos colaterais da vacina bivalente da Covid e Omicron
  6. como receber a vacina bivalente contra a Covid19.

O que é a vacina bivalente da Covid19?  
A vacina bivalente que temos disponível no Brasil é a vacina de RNA mensageiro da Pfizer que protege contra a cepa original (ancestral) do SARS-CoV- 2, codificando a proteína spike e também as cepas novas derivadas da Omicron. Ela é chamada de “bivalente” porque protege contra duas cepas diferentes do coronavírus.

Como a vacina bivalente funciona?  
A vacina bivalente é uma vacina de mRNA.

Mas como ela funciona?
O RNA mensageiro (ou mRNA) é uma molécula muito importante dentro das nossas células, que funciona como um mensageiro para transmitir instruções de um lugar para outro.

Imagine que você está construindo um castelo de areia na praia. Você tem um amigo que está longe de você e quer que você construa um castelo específico com torres, muros e jardins.
O problema é que você não pode falar com seu amigo para pedir mais detalhes sobre o castelo que ele deseja.  O que você pode fazer é enviar uma mensagem escrita com as instruções para o seu amigo.

O RNA mensageiro é como essa mensagem escrita que você enviou para o seu amigo. Ele é produzido em uma parte da célula chamada núcleo, que é como uma central de comando. O RNA mensageiro então sai do núcleo e viaja para outra parte da célula chamada citoplasma, onde estão as máquinas que constroem as proteínas.
É como se o RNA mensageiro fosse um pedaço de papel com instruções escritas que foram entregues aos construtores.

Uma proteína é uma molécula importante que realiza muitas funções dentro das nossas células e em todo o nosso corpo. Elas são responsáveis por muitas coisas, desde a construção dos nossos tecidos até a defesa do nosso organismo contra infecções.
As proteínas são construídas a partir de pequenos blocos chamados aminoácidos. O RNA mensageiro contém informações sobre a ordem específica em que esses aminoácidos devem ser unidos para formar uma proteína. Por exemplo, o RNA mensageiro pode conter instruções para construir uma proteína que ajuda a combater vírus.

Quando as máquinas de construção dentro da célula leem as instruções contidas no RNA mensageiro, elas começam a unir os aminoácidos na ordem especificada, criando a proteína exata que foi solicitada. Essa proteína pode, então, ajudar o nosso corpo a combater o vírus.

Então, em resumo, o RNA mensageiro é como uma mensagem escrita com instruções que são usadas para construir proteínas importantes dentro das nossas células.

Eficácia da vacina bivalente contra a Covid-19 
A vacina bivalente mostrou ser eficaz na prevenção de infecções graves e hospitalizações causadas tanto pelas cepas antigas quanto pela variante Omicron. Ela tem uma eficácia geral de cerca de 70% a 90% na prevenção de infecções sintomáticas, dependendo da cepa do coronavírus.

Quem pode receber a vacina bivalente?  
A vacina bivalente da Pfizer está aprovada para pessoas com 12 anos de idade ou mais, como uma dose de reforço.

Seguindo o plano de vacinação do Brasil iniciaremos pelos grupos prioritários, que são os idosos de 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanecia, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanentes e população privada de liberdade.

Lembre-se que é necessária a vacinação previa com pelo menos duas doses de vacina monovalente. 

Efeitos colaterais da vacina bivalente do Covid19
Como qualquer vacina, a vacina bivalente da Pfizer pode causar efeitos colaterais, como dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça e febre. No entanto, esses efeitos costumam ser leves e de curta duração, e não são motivo para evitar a vacinação.

Como receber a vacina bivalente para a Covid19?  
A vacina bivalente está disponível em postos de saúde e centros de vacinação em todo o país. Para receber a vacina, você deve acompanhar as datas de acordo com os grupos prioritários de vacinação. Lembrando novamente que essa vacina é uma dose de reforço e para recebê-la você precisa ter pelo menos duas doses da vacina monovalente ou ter recebido uma dose de reforço da vacina monovalente a pelo menos 5 meses.

Conclusão:
E aí, gostou de saber mais sobre a vacina bivalente  contra a COVID-19?
Espero que este artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas e te ajudado a entender melhor como a vacina funciona.

Lembre-se, a vacinação é fundamental para evitar os casos graves da doença, e por isso podemos acabar com a pandemia, mas precisamos de maior adesão à vacina.

Se você quiser assistir ao vídeo onde eu explico esses detalhes todos, acesse meu canal MUNDO DA INFECTOLOGIA no YouTube ou assista ao vídeo abaixo, e não deixe de compartilhar o link do vídeo no grupo de sua família!